Caminho Certo para o Parto Saudável: Recomendações do Childbirth Connection

O Childbirth Connection através do “National Partnership for Women & Families” criou em 2015, um guia denominado “Caminho Certo para o Parto Saudável”. Nele são apresentadas algumas dicas interessantes para ajudar os hormônios naturais  a funcionarem em perfeito equilíbrio durante o parto e nascimento – “Ajudando seus hormônios a fazer o seu maravilhoso trabalho”.

No link abaixo, você poderá acessar um vídeo, onde apresento como funcionam os principais hormônios envolvidos no parto.

Hormônios naturais envolvidos no parto e amamentação

As orientações se aplicam às gestações e partos saudáveis, ou seja, que não apresentam fatores de risco à saúde da mulher e do seu bebê. Vale destacar que também se aplicam ao período pós-parto, na adaptação com o bebê e no estabelecimento da amamentação.

A gestação é o momento de planejar seu parto de forma segura e acolhedora. Realizar um plano de parto, escolher uma equipe assistencial que demonstre afinidades com as práticas menos intervencionistas no parto e nascimento, buscar informações para uma opção assertiva sobre o locar do parto, assim como buscar apoio de uma doula, podem ajudar a gestante a se manter mais calma e segura. É essencial prevenir o estresse, garantindo que os hormônios como a adrenalina e o cortisol, estejam sob controle.  É por esta razão que durante a gestação deve ser adotado um método de preparação mental para o parto.

Já na fase mais adiantada da gestação os hormônios agirão em perfeita sincronia para preparar o corpo da gestante para o parto, assim como ajudarão na fase final de amadurecimento do bebê, especialmente os pulmões.

Portanto, para se manter no caminho certo do parto saudável é fundamental aguardar que o trabalho de parto se inicie naturalmente. Não se recomenda a indução do parto ou cesárea programada, antes que o corpo da mulher esteja pronto para o parto, assim como o bebê pronto para nascer. Destaca-se que estas orientações não se aplicam aos casos em que tenha sido identificado algum risco para a saúde de ambos.

Durante o parto propriamente dito, os hormônios ajudam a evitar intervenções desnecessárias e efeitos colaterais. Então, permanecer em casa durante a fase latente do parto, acompanhada de uma doula, enfermeira obstetra ou obstetriz, pode ser uma boa opção. As medidas de conforto serão muito bem-vindas: massagens, movimentação, utilização de diversos recursos que facilitem a descida do bebê com a ajuda da força da gravidade, alimentação e hidratação oral sem restrições, banhos de água morna de preferência em banheiras, presença de acompanhante, acupuntura, aromaterapia, entre outras técnicas.

O guia reforça ainda que a utilização da peridural pode diminuir o ritmo do trabalho de parto e dificultar a participação ativa da mulher no parto. A ocitocina sintética também interferirá nos hormônios naturais alterando a fisiologia do parto, assim como qualquer fator gerador de estresse. Manter a calma e o autocontrole é fundamental. Por isso a prática de mindfulness e hipnose podem ajudar muito no relaxamento, manutenção da calma, autoconfiança, foco e controle da dor e do desgaste físico.

Após o parto deverá ser priorizado o contato pele-a-pele com o bebê – por no mínimo uma hora logo após o nascimento, para que a amamentação se inicie o mais precocemente possível. Deve-se evitar conversas desnecessárias e respeitar o momento de adaptação entre a mãe, o bebê e a família.

Texto traduzido e adaptado do National Partnership for Women & Families. Childbirth Connection.

National Partnership for Women & Families. Childbirth Connection. Pathway to a Healthy Birth: how to help your hormones do their wonderful work. [online] 2015. Available from: http://www.nationalpartnership.org/our-work/resources/health-care/maternity/pathway-to-a-healthy-birth-booklet.pdf . Viewed 07 Feb 2019.

Créditos da Imagem: http://www.leapfroggroup.org/sites/default/files/Files/ChildbirthConnection_Pathway-to-a-Healthy-Birth.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 13 =