Preparação mental para o parto: o Programa GentleBirth

A adoção de estilos de vida sustentáveis tem motivado as pessoas a um novo jeito de viver e por que não, de nascer?

Muitas gestantes e casais tem buscado por cursos e informações que lhes ofereçam alternativas para o modelo de atenção ao parto tradicional no nosso país, ainda caracterizado pela utilização excessiva de intervenções que impedem a vivência de todo o processo de uma forma positiva por parte da gestante e parceiro ou parceira.

Uma das metodologias de Educação Perinatal adotadas pelo Preparo Materno para abordar estas questões é o GentleBirth® – um programa que combina neurociência, obstetrícia e tecnologia para viabilizar o parto positivo por meio da Educação Perinatal, independentemente do tipo de parto.

Fundamenta-se em evidências científicas recentes e referendadas pelos principais organismos nacionais internacionais de atenção em obstetrícia.

Vejamos como o programa funciona!

Primeiramente, é importante participar do workshop onde os casais poderão compreender detalhadamente todo o processo de preparação mental, definir suas opções de parto e nascimento e assimilar criticamente todas as medidas que podem garantir conforto, calma, confiança e controle no parto. Os parceiros compreenderão como exercer um papel ativo neste grande dia!

Num segundo momento, o programa se utiliza da tecnologia da informação através de um aplicativo compatível com os sistemas Android e IOS para que a clientela possa usufruir das mais variadas informações, além dos exercícios diários que serão sugeridos de acordo com suas necessidades e perfil.

O treinamento mental é individualizado e baseado na prática de atenção plena (um dos vários tipos de meditação), afirmações positivas, hipnose, teoria cognitivo-comportamental e psicologia do esporte.

Todos estes pilares do treinamento mental GentleBirth® se fundamentam na neurociência. Esta, em linhas gerais, parte do princípio de que todas as nossas conexões neuronais (do sistema nervoso) podem ser potencializadas através da forma como conduzimos os pensamentos, atitudes e relacionamentos, por meio de uma complexa relação entre a mente, o cérebro e o nosso corpo físico.

Ou seja, cada pensamento é capaz de produzir uma resposta orgânica, manifesta por sintomas físicos, a exemplo da dor e prazer. Também sentimentos e emoções, como felicidade, alegria, medo, estresse, etc.

Toda gestante tem uma grande vantagem – a neuroplasticidade. Ou seja, a capacidade de realizar conexões neuronais mais eficazes em razão das inúmeras modificações hormonais próprias da gestação.

Então, a proposta do GentleBirth® é colocar a mente da gestante à disposição de uma experiência positiva de parto. Ou seja, reduzir os vieses de negatividade, adotar afirmações positivas, fazer escolhas de parto com mais segurança, através da regulagem emocional durante toda a gestação. Com algumas semanas de prática é possível obter maior autoconfiança, calma, bem-estar físico e mental. Mais adiante, a gestante e seu parceiro poderão desfrutar de maior autonomia e autoeficácia no parto, com maior controle sobre a dor e a ansiedade, além de resiliência emocional para escolhas assertivas, mesmo que os planos mudem de repente. Os benefícios destas práticas se estendem ao pós-parto, aleitamento materno e parentalidade.

Acreditamos na possibilidade de transformar o parto e o modo de nascer através de uma proposta de educação perinatal completa e diferenciada, por isso adotamos métodos específicos como o GentleBirth® e abordagem Spinning Babies®.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 5 =