Autocuidado e trabalho corporal específico para transformar a experiência de parto: a abordagem Spinning Babies®

Por Maria Inês Rosselli Puccia

Entre os últimos dias 10 e 12 de setembro, um grupo de especialistas norte-americanas esteve em São Paulo, capacitando profissionais para trabalhar com futuros pais que desejam se preparar para o nascimento.

Foi o primeiro Curso de Formação Spinning Babies® realizado no Brasil, que agora conta com um grupo de Educadoras Perinatais certificadas e habilitadas para oferecer o Spinning Babies® a suas clientes. Uma abordagem que busca compreender a posição do bebê e propor soluções fisiológicas e naturais para proporcionar maior conforto durante a gestação, como também facilitar o parto.

O Spinning Babies® representa um novo paradigma que envolve medidas de preparação física para otimizar a relação do corpo materno com o seu bebê, considerando-se o processo de adaptação fisiológica que ocorre com a evolução da gravidez. Estas medidas sustentam-se em três princípios: equilíbrio da pelve, movimento e força da gravidade.

Gail Tully, idealizadora e fundadora do Spinning Babies® defende três bases fundamentais da abordagem:

1) a liberação do bebê pode ser tão natural quanto a liberação de hormônios;

2) o autocuidado e o trabalho corporal específico restabelecem o equilíbrio e abrem espaço para o bebê;

3) então o bebê pode se colocar na melhor posição possível para o parto.

O Spinning Babies® pode ser adotado pelas gestantes independentemente de suas preferências de parto ou outras medidas que pretendem utilizar para ajudar no trabalho de parto e/ou no controle da dor.

São propostas atividades diárias essenciais com o objetivo de ganhar amplitude de movimentos, alinhamento e estabilidade para a pelve, de forma gradativa, suave e saudável. Estas atividades podem se somar às práticas corporais que a gestante já desenvolve.

Importante destacar que a estática corporal é fisiologicamente modificada para se adaptar à evolução da gravidez. No entanto, o estilo de vida moderno acaba condicionando as gestantes a adotar atitudes corporais e posturas inadequadas. Trabalhar sentada em frente ao computador, usar sapatos com saltos altos, caminhar pouco, dirigir no trânsito caótico das grandes cidades, são motivos para o aparecimento de dores nas costas, no pescoço, nos quadris e nas pernas.

A abordagem Spinning Babies® proporciona alívio destes desconfortos, especialmente da dor pélvica e lombar durante a gestação e parto, pois favorece a flexibilidade da pelve, maior equilíbrio e diminuição de tensões das fáscias, músculos e ligamentos que estabilizam o útero.

Na fase do trabalho de parto a gestante que utilizou a abordagem Spinning Babies® regularmente, poderá se beneficiar de um melhor alinhamento uterino. O bebê se sentirá mais livre para flexionar todo o seu corpinho, se enrolar, entrar e deslizar de forma mais suave e efetiva pela pelve materna, que estará mais flexível e integrada aos movimentos rotacionais que o bebê faz para nascer.

Embora as medidas propostas sejam baseadas na preparação física, não se trata de uma aula de atividade física como Yoga, Pilates, entre outras. Também não se trata de uma aula sobre parto normal.

A educadora perinatal Spinning Babies® compartilha informações para que gestantes e seus parceiros ou parceiras compreendam com detalhes como ocorre o nascimento. São abordadas noções de anatomia da pelve, dos músculos e ligamentos mais importantes do ponto de vista da gravidez e do parto. São explicadas medidas práticas e detalhadas que podem ajudar o bebê a adotar uma melhor posição para se adaptar à pelve durante o trabalho de parto. Ao final será possível entender como colocar a fisiologia, ao invés do uso da força, a favor de uma experiência de parto mais fácil.

O Preparo Materno, pretende transformar a experiência de gestação e parto de seus clientes com a abordagem Spinning Babies®, ensinando todos os exercícios de preparação para o nascimento.

Não se esqueça de que também é importante colocar a mente a favor do parto! Mas este será o tema do próximo post. Até breve!

Foto de Kaidi Lin.

Do site: https://spinningbabies.com/learn-more/techniques/the-fantastic-four/forward-leaning-inversion/ 

Fonte da foto principal: Site Spinning Babies

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + dezenove =